domingo, 6 de março de 2011

Diário de carnaval 04.03.2011

Sexta-feira 04.03.2011

Fui com Zezé a Vitória da Conquista fazer algumas compras. Itambé continua na dependência das cidades vizinhas - Itapetinga e Vitória da Conquista - Mamãe ficou com Rosana. Saimos por volta das 9:00h e retornamos às 15:00.

O fato de Itambé ser sempre uma cidade com este estado de subdesenvolvimento é um tema que deveria ser discutido com os gestores desta cidade e buscada uma solução.

É incompreensível que tendo por base uma economia baseada historicamente na pecuária, as autoridades municipais,  não busquem diversificar  e impulsionar o desenvolvimento do município.

Em toda a minha vida (61 anos) constato que todos os prefeitos e boa parte dos vereadores desta cidade, ao final dos seus mandatos não apresentam realizações que gerem empregos ou projetos que possibilitem empresas investirem e se fixarem no municipio. As obras realizadas são pontuais e nem o básico é feito com a qualidade desejável.

Como vou ficar com mamãe sozinha no feriado de carnaval e tendo pouca vivência na cidade, fiz uma caminhada de reconhecimento a fim de me instrumentalizar para alguma eventualidade e constatei que não temos serviço de transporte coletivo, de táxi e de saúde em regime de plantão (a Santa Casa funciona, mas não souberam informar se haveria médico de plantão e qual a especialidade); em relação à segurança pública,  fiquei alarmada: passei às16:30h na Delegacia de Policia e esta, além do prédio se encontrar em péssimo estado de conservação, estava fechada. Perguntei a pessoas na rua e não souberam informar se neste feriado haverá  policiais na cidade, se darão plantão e qual o horário de serviço, também ninguém sabe informar se existe algum telefone para entrar em contato com a polícia em caso de emergência.

Telefone de serviço da prefeitura, de algum secretário ou mesmo do prefeito, nem pensar. Fui informada que o prefeito não reside na cidade.

Assim, se houver alguma necessidade de acesso a assistência médica, terei que recorrer a amigos e conhecidos que possuam veículo para efetuar o transporte e provavelmente terei que me deslocar para Vitoria da Conquista ou Itapetinga. Se o caso for de segurança pública não teremos a quem recorrer: nem polícia, nem poder público.

Aqui em casa temos grade de ferro com cadeados em todas as portas e janelas.

Resta-me orar para que tudo corra bem nestes dias.

Zezé viajou às 23:00h. O horário de trabalho de Rosana é das 7.30 às 16:00h, portanto estou sozinha com a mamãe em casa.

Um comentário:

Myrinha disse...

Minha querida Amiga,
Seu diário de Carnaval está fantástico.
Imagino o que Vc deve ter passado.
Porém todos os seus cuidados foram e são pertinentes,os idosos precisam de cuidados e atendimentos especiais.
Carnaval é uma época onde todo mundo quer cair fora da cidade e as vezes é difícil encotrar médicos( a primeira coisa que a gente logo pensa ).
Mais espero que o seu carnaval tenha transcorrido na maior tranquilidade e que a sua Mãezinha tenha ficado muito feliz junto contigo.
bjs ;))