domingo, 7 de março de 2010

Luiz Caldas - O criador do Axé Music

07/03/2010 É um dia que ficará na história do grandes shows do Teatro Castro Alves - TCA.

Luiz Caldas, ao lado de Armandinho Macedo, é, na minha opinião, um dos melhores músicos e instrumentistas da Bahia que surgiu na época do inicio da afirmação do Trio Elétrico como a marca oficial do carnaval da Bahia, fez um show como quase nunca se vê. Muito bem produzido, muito bem conduzido; Perfeito.

A platéia do TCA estava lotada e delirou, cantou e dançou com o criador do Axé Music que, mostrando a sua versatilidade, iniciou tocando piano, passou por classicos, pelo rock, pelo sertanejo, pela música de fazenda e terminou um show de mais ou menos 02 horas tocando e cantando Axé Music.

Conheci o Luiz em Vitória da Conquista, na década de 70. Eu morava em Itambé, cidade vizinha e o Luiz trabalhava no comércio de Vit/Conquista durante o dia e semana e à noite e nos fins de semana participava do "Conjunto Musical" do Sr.João Faustino, que, de vez em quando ia tocar no Clube Social de Itambé e também nas festas que aconteciam durante a famosa Feira Agro-pecuária de Vit/Conquista.

Eu admirava e admiro a sua voz forte e bonita, de timbre grave, que cantava imitando Belchior (Eu sou apenas um rapaz latino-americano sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior...), Luiz Gonzaga (Eu fiz amor no igarapé...), Zé Rodrix (Eu quero uma casa no campo onde eu possa compor muitos rocks rurais...) e muitos outros cantores, até vir para Salvador, começar a tocar no Trio Elétrico Tapajós, do Sr. Orlando e lançar a música Fricote. Pronto estava criado o Axé Music.

Luiz é autor e cantor de músicas alegres e de letras bonitas como Canção de amor, É tão bom, Sonho bom, Haja amor, Ó bondade, Magia e tantas outras. Vale a pena um acesso ao site oficial do cantor e deixar lá um recado para esse que é dos grandes ícones da música e do carnaval da Bahia e que tem a vida como tema dos seu trabalho.

Nenhum comentário: